Concepção da disciplina

O conhecimento da química pode ser compreendido como meio para a interpretação de fenômenos físicos e químicos, e, se houver necessidade, alterar determinado sistema para melhoria das condições do meio em que vivemos. Tal conhecimento pode ser utilizado também por meio de aplicações em diferentes tipos de tecnologia, assim como para avaliar seus impactos socioambientais e econômicos.

O ensino da química como ciência será organizado por conceitos, compreensão de linguagem e métodos inerentes às transformações que ocorrem na litosfera, atmosfera, hidrosfera e biosfera. De acordo com os PCNs, “O aprendizado da química pelos alunos do ensino médio implica a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada, para que possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos”.

A proposta de organização dos conteúdos contempla o dia a dia e as relações com fatos e fenômenos do cotidiano dos alunos, os conhecimentos adquiridos ao longo dos anos e informações veiculadas pelos diferentes meios de comunicação; a interferência desses fatos na sociedade, na cultura e no ambiente, sem conexões de forma artificial, no intuito de entender e solucionar situações-problema reais por meio do conhecimento químico.

Nesse caderno, apresentaremos a evolução da química da Pré-História até os dias atuais, seu significado e suas propriedades, o átomo e suas características; e a compreensão da tabela periódica.