Assinar
Celular (67) 99984-6049

Gabarito da prova realizada no dia 31/08, 1º ano D, Escola Estadual Brasilina

Gabarito:

Resposta da questão 1:
[B]

A produção de dióxido de carbono durante a fermentação alcoólica realizada por micro-organismos do gênero Saccharomyces, resulta no crescimento da massa do pão.

Resposta da questão 2:
[A] [Resposta do ponto de vista da disciplina de Geografia] Como mencionado corretamente na alternativa [A], o texto faz referencia literal ao sal como cloreto de sódio resultante da reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio. Estão incorretas as alternativas: [B], porque pode também ser encontrado no oceano; [C], porque a reação entre um ácido e uma base é o processo de formação do sal e não sua fonte; [D], porque as salinas não estão em todos os estados do Brasil; [E], porque a reação química ocorre entre um ácido e uma base.

[Resposta do ponto de vista da disciplina de Química] O cloreto de sódio pode ser obtido a partir da reação entre ácido clorídrico e hidróxido de sódio.

Resposta da questão 3:
[A] [A] Correta. Os ácidos além de apresentar propriedades corrosivas, na presença do indicador de tornassol, fica vermelho e, por apresentar o íon conduz corrente elétrica quando dissolvido em água devido a sua alta solubilidade em água.
[B] Incorreta. O composto é uma base que quando em contato com o papel de tornassol sua cor se torna azul.
[C] Incorreta. O pertence a função sal e, além de não apresentar propriedades corrosivas, não modifica a cor dos indicadores ácido-base.
[D] Incorreta. O é um composto molecular , também não apresenta propriedades corrosivas, por ser apolar apresenta baixa solubilidade em água e não conduz corrente elétrica, pois não forma íons em solução.
[E] Incorreta. O gás metano por ser um composto molecular apresenta as mesmas características que o portanto, não apresenta propriedades corrosivas, por ser apolar apresenta baixa solubilidade em água e não conduz corrente elétrica, pois não forma íons em solução.

Resposta da questão 4:
[C]

A reação entre um ácido e uma base é chamada de neutralização e o resultado será a formação de um sal e água.

Resposta da questão 5:
[B]

Hidróxido de sódio:
Hidróxido de magnésio:
Óxido de cálcio:

Resposta da questão 6:
[A] [A] Correta. Os sais devido as suas ligações iônicas (intensas) apresentam altos pontos de fusão e consequentemente de ebulição.
[B] Incorreta. Os ácidos são compostos covalentes, que em água sofrem ionização, formando o cátion e um ânion que irá conduzir a corrente elétrica.
[C] Incorreta. Os ácidos e os óxidos de ametais, são formados por ligações covalentes.
[D] Incorreta. Os óxidos são compostos formados por metais ou ametais e o átomo de oxigênio.
[E] Incorreta. As bases neutralizam os ácidos, formando sal e água.

Resposta da questão 7:
[C] [A] Incorreta. ácido, base, óxido, óxido.
[B] Incorreta. ácido, base, sal, sal.
[C] Correta. ácido, base, sal, óxido.
[D] Incorreta. sal, base, sal, óxido.
[E] Incorreta. ácido, óxido, sal, óxido.

Resposta da questão 8:
[C]

Resposta da questão 9:
[D]

O é o único entre as alternativas que ao reagir com ácido, formará um sal, água e gás carbônico, o que combateria a sensação de azia.

Resposta da questão 10:
[B]

O ácido sulfúrico em água sofre ionização, em duas etapas:

Como ocorre a liberação de irá acidificar o meio.

LINKS INTERESSANTES

ENDEREÇO/CONTATO

Fone/Celular: 67 9984-6049 - www.umaquestao.com.br - e-mail: contato@umaquestao.com.br